terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Frango Com Laranja


Esta foi hoje a receita do almoço. Andava para fazer há mais tempo um frango com laranja e foi hoje. A receita foi um pouco modificada por mim. Por vezes temos que fazer as coisas à nossa maneira. Aliás, inventar e criar é sempre bom e só faz bem. Na cozinha é assim que se fazem, por vezes, as doces descobertas.

Ingredientes.
1 Frango para cortar aos pedaços;
2 a 3 laranjas grandes;
1 Cebola grande, ou duas pequenas;
Sal e pimenta q.b;
Azeite.

Preparação:
O ideal seria ter o frango toda a noite a marinar com o sumo das laranjas. Se não for possível, deixe pelo menos uma hora antes de cozinhar.
Tirar o frango do sumo e secar muito bem com papel que seja absorvente (papel de cozinha, para mim serviu).
O sumo será utilizado mais tarde no cozinhado.
Numa panela ou tacho aqueça um pouco de azeite e quando estiver quente vá dourando bem o frango, não todo de uma vez. Conforme forem ficando alourados os pedaços, retire e reserve.
Nesse mesmo azeite onde esteve o frango, corte a cebola às rodelas e deixe-a ficar dourada.
Junte então o frango e adicione o sumo de laranja que ficou do preparado.
Eu adicionei mais um pouco de água, pois o liquido não era suficiente para cozinhar até ao fim, em lume moderado.
Deixe apurar bem e acompanhe com batatas fritas, arroz de manteiga, uma salada. Eu optei por uma salada de tomate e cenoura ralada.

Espero que gostem e bom apetite!

Foto: Tirada por mim.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ervas Aromáticas

As ervas aromáticas são a alma da cozinha. Podem intensificar sabores e até camuflar outros. Nas doses certas, e é aos poucos que vamos testando, tornamos os pratos mais apetitosos e não é necessário adicionar mais sal aos alimentos. Afinal, inimigo da nossa saúde. 


Ervas Aromáticas Mais Utilizadas Na Culinária

Aipo, alecrim, alho, cebolinho, cerefólio, coentro, erva-doce, estragão, funcho bravo, hortelã, louro, manjericão, manjerona, oregão, salsa, salva, segurelha, tomilho; entre outras.

Alho, tomilho, coentro e oregão, são das minhas favoritas. Cada erva aromática é um mundo de oportunidades e em conjunto, combinam-se e fazem-se novos sabores.

Foto: Retirada da internet.

Endívias Gratinadas Com Fiambre


Foi há muito pouco tempo que experimentei pela primeira vez comer endívias. Uma amiga andava-me sempre a falar de como gostava e que era muito bom. Comprei-as então numa grande superfície e fiz a receita. Tem um sabor um pouco acre e especial, mas misturada com os temperos e o fiambre; ficou muito saborosa. Um dia destes tenho que as comprar outra vez.

Esta foto não é minha, mas o aspecto final é como este.

Receita para 4 pessoas.

Ingredientes: 250 gramas em fatias finas; (os embalados são melhores, porque as fatias são mais grossas).
100 gramas de mistura de queijos para gratinar; (uma embalagem de queijo ralado).
4 endívias;
Molho bechamel q.b. ; (um pacotinho)
Manteiga q.b.;
Sal q.b.

Preparação: Ligue o forno nos 200ºC. Lave as endívias e coze-as em água temperada com sal cerca de cinco minutos; (eu deixei mais uns três minutos);
Retire-as do lume e escorra-as muito bem de forma a eliminar toda a água. Unte um tabuleiro para ir ao forno com manteiga. Enrole as endívias no fiambre,disponha-as no tabuleiro e cubra com o molho bechamel.    Adicione o queijo e leve ao forno a gratinar uns 15 minutos.

Espero que gostem! Bom apetite!


Endívias


"A endívia é um legume fresco de folhas brancas e cerradas, com uma história relativamente recente, tendo sido obtido fortuitamente nos finais do século XIX por um jardineiro belga, quando este tentava cultivar uma chicória frisada branca.

Para minimizar o seu sabor amargo que as torna detestadas por muitas pessoas, há que desembaraçar as endívias das folhas mais externas e evitar a sua permanência em água.

Quando consumidas cruas, as endívias combinam particularmente bem com beterraba, queijo, nozes, maçãs e citrinos, enquanto que o melhor método para as confeccionar consiste em estufá-las em Vaqueiro, aplicando-as depois em gratinados ou servindo-as como prato principal, complementadas com fiambre e molhobéchamel."
Fonte: Vaqueiro 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Pensar No Coração


Saber comer para saber viver e principalmente com mais saúde; é fundamental. Uma alimentação sem excesso de gorduras e sal é uma forma inteligente de prolongar a vida. Mais verduras, mais peixe e caminhar, vão acabar por reduzir os problemas cardiovasculares e o colesterol.

Muitas pessoas podem ainda pensar que comer mais saladas e verduras, e principalmente alimentação vegana, não é muito saboroso. Pois enganam-se. São mitos que cada vez estão mais ultrapassados. Por vezes basta a vontade para experimentar e vão acabar por se deliciar.

Hábitos como colocar uma folha de alface, alguma rodela de tomate ou cenoura numa sandes; já é meio caminho para cuidar da sua saúde. Há mil e uma saladas que se podem confeccionar e são tão saborosas. As especiarias ao darem o seu sabor fazem com que o sal não seja tão necessário na alimentação.

A falta de tempo por vezes é a causadora de uma alimentação mais rica em calorias. No entanto, vale a pena cuidar da sua saúde e da dos seus.

Boas receitas!

Foto: Papinha Doce

Frango De Fricassé


Uma das minhas receitas favoritas. Adoro frango de fricassé e faço muito parecida com a que a minha mãe costumava fazer. Cá em casa todos gostaram e eu também, claro. Para quem ainda não conhece este paladar aconselho a provar.

Vamos à receita...

Para 3 pessoas:

1 Frango cortado aos pedaços e tirada a pele. Com cerca de 1,200Kg;
1 Cebola picada;
2 Alhos picados;
1 Fio de azeite (um bocadinho);
200 ml de vinho branco;
Sumo de meio limão
2 Gemas de ovo;
250 ml de água;
2 colheres de sopa de farinha;
1 ramo de salsa;
Sal e pimenta q.b.

Como fazer:

Num tacho, coloque o azeite, os alhos, a cebola, e uma porção do vinho branco. Deixe refogar um pouco. Junte então o frango, e o resto do vinho. Adicione o sal e a pimenta e tape o tacho para o frango cozinhar. Se for preciso pode acrescentar água para que não seque. À parte dilua a farinha com a água muito bem, para não deixar grumos. Junte então ao preparado as gemas e bata muito bem com a vara de arames (eu bati com a varinha mágica). Adicione ainda ao molho um pouco de sal fino e pimenta. Agora, baixe o lume do tacho e deite o molho, não esquecendo de mexer sempre. Deixe engrossar um pouco o molho e regue então com o sumo de limão e a salsa picada. Acompanhe com arroz branco e batatas fritas; ou só um dos acompanhamentos.

Bom apetite e espero que gostem.

Foto: Tirada por mim.


Sejam Bem Vindos


Sejam bem vindos todos os que acham a cozinha uma arte. Onde sabores e texturas se juntam e nascem pratos simplesmente saborosos. O olhar também ajuda, é claro. Neste tempo invernal nada como beber um chá bem quentinho. Talvez de Camomila ou Tília e se for numa chávena como esta, será ainda um momento mais agradável.

Este blogue pretende partilhar muitas receitas e truques e afins sobre culinária. Nem todas as receitas serão minhas, nem tão pouco os truques e dicas. No entanto, será uma forma de "crescer" um pouco todos os dias na vossa companhia.

Espero que gostem e que degustem com o "Palatus" bem apurado. Por ora vou acabar de beber o meu chá.

Boas receitas para todos!

Foto: Sorisomail